terça-feira, 8 de julho de 2014

Como fazer um Peso de Porta Simples e Fácil de Minhoca

Como fazer um pesinho de porta super rápido e fácil...
Vamos lá, confeccionar uma Minhoca Peso de Porta...

Materiais:
  • uma minhoca peso de porta simples com aproximadamente 85cm de comprimento (vocês acham em lojas de artigos a partir de um real, custa bem baratinho).
  • tecidos coloridos em diversas cores. Algodão, poliéster ou feltro.
  • uma tira de manta acrílica com aproximadamente 90cm x 20cm.
  • uma pequena quantidade de enchimento, fibra de poliéster ou fibra siliconada.
  • Cola Quente para tecidos de algodão.
  • Cola Vinil para tecidos sintéticos.
  • 6 cm de fita de cetim na cor e na largura desejada para fazer o laço.
  • tesoura, linhas e agulhas.
  • moldes já recortados. 

Obs.: os moldes desse pesinho de porta encontram-se no final do passo a passo.

Essa minhoca também pode ser costurada toda a mão, qualquer pessoa pode fazê-la, super fácil, simples e linda.

Passo a passo:
1 – Como o acabamento do pesinho que eu comprei era colado com cola quente, para reforçar, eu colei um pedaço de feltro com a cola vinil (o tecido desse pesinho é de material sintético).

2 – Com o auxílio do molde, eu recortei 2x o feltro e antes de costurar a mão e encher o mesmo, para dar um detalhe diferenciado na peça, desenhei a boquinha com lápis 6B preto e bordei com ponto atrás e linha para pesponto. Os olhinhos podem ser feitos de miçangas, botões ou até mesmo pintados. No caso de pintura aconselho utilizar a Tinta Dimensional Brilliant Relevo 3D color.

3 – Enrolar o pesinho na manta acrílica o mais justo possível e colar com cola quente. Colocar o mínimo de cola possível, somente o suficiente para colar a manta.

4 – Com o auxílio de uma linha de pesponto na cor branca, vá dando várias voltas com a linha, prendendo bem a manta junto ao corpinho do pesinho de porta.

5 – Com o auxílio do molde do Corpinho, cortar os retângulos pra confecção do mesmo, se for utilizar tecido de algodão cortar 10X e se for algum tecido que estica, cortar 9X, conforme a medida descrita no molde. Nesse caso com eu tinha alguns tecidos de plush, cortei somente 9X, 3X de cada cor. Emendar primeiro pelo lado maior todos os retângulos, depois costurar o comprimento. Ao iniciar a costura do comprimento, costurar de forma arredondada os cantos e no final deixar a abertura para vestir o corpinho. Vestir o corpinho como se estivesse calçando uma meia bem justa.

6 – No final vai sobrar um espacinho, nesse local coloque um pouco de enchimento e finalize com uma costura, nesse lado é que vai ser colado a cabecinha.

7 – Com o auxílio do molde do laço, feito conforme as medidas, recorte a manta e o tecido. Coloque a manta e depois os dois tecidos com o lado direito voltado para dentro, costure deixando uma abertura, desvire e faça um acabamento. Com a fita de cetim, finalize o laço. Como o tecido que eu utilizei é de microfibra, colei com a cola vinil e coloquei alguns alfinetes até a secagem do mesmo. Logo após colocar o laço na cabecinha da minhoca na posição que desejar.

8 – Colocar a cabecinha virada um pouco de lado conforme a foto, pois na hora que a pessoa encostá-la na porta, a cabecinha vai ficar visível. Nesse caso eu utilizei botões para fazer os olhinhos, bordei os cílios com linha para pesponto, colori as bochechas com plush mesmo, pode-se usar o mais baratinho que tiver, só para dar uma cor mesmo. Quem quiser pode colar o laço no pescoço também, fica super legal. Quem quiser pode alterar o tamanho do molde do rostinho da minhoca, é só aumentar ou reduzir na hora de tirar xerox.

Gente, espero que tenham gostado...
Fazer Artesanato é muito bom e qualquer pessoa pode fazer, na internet tem muitas dicas que valem muito a pena seguir e pesquisando é que se aprende cada vez mais.
Um bom trabalho e muitas criações pra vocês.

Fiquem com Deus,
Um super Abraço,

Leno Ribeiro by lenO.@rte.